Cultura local

Professora Silmara De Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos.

Os alunos juntamente com a professora regente realizaram um projeto para valorizar a cultura local, é de suma importância essa valorização de cultura, tradições e crenças para a preservação e valorização da identidade de nossos povos. Cada região possui peculiaridades e características únicas que devem ser conhecidas e transmitidas de geração em geração, garantindo assim a continuidade de “uma história com novos personagens”.

Ao falar sobre a cultura e tradição de determinado território, estamos resgatando a memória coletiva de um povo, reconhecendo e valorizando as suas raízes. É por meio do conhecimento das tradições e costumes locais que podemos entender melhor a história e a formação de uma comunidade, compreendendo as influências que moldam a cultura local. Além disso, estamos proporcionando uma oportunidade para que as novas gerações conheçam e se orgulhem da sua herança cultural. Ao transmitir esses conhecimentos aos mais jovens, estamos garantindo a preservação de memórias que podem refletir na construção de uma nova realidade. 

Para iniciar o projeto os alunos assistiram ao programa “ Globo Rural” onde passou uma matéria sobre a comunidade do Faxinal, seus costumes, tradições e cultura destacando como as famílias vivem, o que produzem e principalmente suas crenças e tradições. Após assistir foi discutido com os alunos onde cada um falou um pouco da cultura de sua família. Como atividade foi solicitado que cada aluno realizasse um vídeo junto com sua família mostrando um pouco sobre sua cultura e enviar para a professora. Também foi solicitado que construíssem uma maquete de um patrimônio cultural de nossa região.

Para encerrar o projeto foi realizado uma feira com comidas regionais onde os alunos venderam os produtos e também foram expostas as maquetes para a comunidade em geral ver os trabalhos. A cultura e tradição também têm um papel importante na construção da identidade individual de cada pessoa. Ao conhecer e se identificar com a cultura local, as pessoas se sentem parte de uma comunidade, criando um senso de pertencimento e fortalecendo o sentimento de união, solidariedade e respeito entre os membros que compõem aquele espaço.

A importância de falar sobre a cultura local e tradicional do território em que vivemos é tamanha, é nossas raízes que falam sobre nossa essência, sobre o que acreditamos e pelo o que lutamos. É possível garantir a continuidade e a valorização da história que nos precedeu, possibilitando também que as futuras gerações prosperem com base nas conquistas e saberes do passado. Não se omita a falar sobre a história que escreve a sua história porque nossa cultura e nossa tradição, nosso lugar, é também nossa identidade.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Central da Copa

Valorizando Práticas Sustentáveis

Com receitas.... É gostoso aprender!