Cooperativismo é prática entre famílias da comunidade do Faxinal

Professora Silmara de Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos.


Durante o mês de maio os alunos do 5° ano juntamente com a professora regente Silmara De Sá Ribas desenvolveram um trabalho voltado ao cooperativismo local, enfatizando que estes alunos estão inseridos numa comunidade escolar onde a cultura local é muito valorizada e o trabalho com a agricultura é algo presente. Há alguns meses atrás foi realizada uma gravação para um programa de televisão para mostrar essa cultura local, onde também foi mostrado o cultivo de orgânicos também muito presente em algumas famílias que praticam o cooperativismo. Nesta prática acontece a troca de serviços entre as famílias, onde uma ajuda a outra, também muitos se reúnem para levar os produtos para serem comercializados em uma feira de orgânicos que acontece na cidade próxima- Palmeira chamada de Feira Verde.

Para dar início a exploração do assunto a professora regente Silmara mostrou esta reportagem realizada na comunidade para os alunos relembrarem e também onde alguns alunos participaram desse trabalho e contar um pouco de como foi essa prática vivenciada por eles, e mostrar também um pouco da cultura local. A partir das conversas entre os alunos onde cada um pode expor sua opinião, ideias e sugestões foi assistido a videoaula do Vamos Ler e Frísia que abordam o cooperativismo, nesta aula os alunos puderam se aprofundar do conceito de cooperativismo, como surgiu, seus princípios, o que faz uma cooperativa dentre outros aspectos levantados. Como atividade proposta aos alunos que juntamente com a família elaborassem um texto expondo o que haviam aprendido com a videoaula e agregando com experiencias vividas pela sua família. Após está atividade os alunos realizaram uma conversa/entrevista com um familiar realizando a gravação em vídeo desta entrevista onde o familiar contou sobre seu trabalho no campo e detalhou quais benefícios e como as cooperativas e o cooperativismo auxiliam seu trabalho. Os alunos também mostraram um pouquinho deste trabalho realizado pela sua família no campo. Foi importante esse compartilhamento das famílias pois cada um mostrou o tipo de cooperativismo praticado, desde parcerias com cooperativas locais até o trabalho em conjunto com vizinhos na troca de dias de serviço e na união entre eles na busca por melhoramento na produção e também na busca por melhores condições e valorização do produto. Assim enfatizando ainda mais entre os alunos o entendimento sobre o verdadeiro sentido que o cooperativismo possui. Os alunos também terão a oportunidade de conhecer a propriedade onde foi gravada a reportagem para o programa de televisão onde o cultivo de orgânicos é o grande destaque, nesta propriedade se destaca o cultivo de feijões. Sendo que o produto produzido é enviado para uma cidade vizinha onde é muito conhecido por ser um produto diferente e também orgânico.

Para dar continuidade e enfatizar o estudo sobre o tema que repercutiu bastante entre os alunos e familiares por ser algo da sua realidade, a professora regente levou para sala de aula o livro “Anuagro” onde foi trabalhado uma entrevista com o agricultor Franke Djikstra, este ajudou a revolucionar o sistema de cultivo e ainda trouxe muito conhecimento sobre seu trabalho no campo e a prática do cooperativismo, os alunos realizaram a leitura em duplas onde um era o repórter e o outro o agricultor, o conteúdo foi levado para casa onde os alunos compartilharam com a família o que haviam aprendido na escola. Neste mesmo material os alunos puderam ver uma matéria sobre a cidade de Palmeira onde mostra a valorização da produção local e de incentivo a projetos desenvolvidos com produtores locais e o incentivo dos órgãos locais sobre a prática do cooperativismo entre as famílias produtoras. Para encerrar os alunos confeccionaram um cartão postal, este um gênero trabalhado na disciplina de Língua Portuguesa, mostrando a produção local de sua família ligada ao cooperativismo com uma mensagem enfatizando como o trabalho no campo com o cooperativismo pode incluir a força do trabalho conjunto, o desenvolvimento sustentável e o impacto positivo na comunidade. Os cartões foram entregues para alunos e funcionários da escola, assim divulgando e mostrando a importância da valorização do trabalho no campo das famílias locais.

"No campo, o cooperativismo fortalece a nossa comunidade, com a união de esforços e o desenvolvimento sustentável. Juntos, cultivamos não só a terra, mas também um futuro melhor para todos!”.










































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