A importância do solo que pisamos

Professora Silmara de Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos.

O solo é muito mais do que a terra que pisamos! Iniciamos nossa aula com uma pergunta aos alunos, “O que é o solo?” A partir dessa pergunta os alunos colocaram suas respostas e discutiram sobre o tema a partir das vivencias com a família. A professora colocou para os alunos que o solo é fundamental para o crescimento das plantas, para a produção de alimentos e até para o equilíbrio da natureza. Para dar continuidade ao trabalho com os alunos a professora regente Silmara levou para sala a “Videoaula do projeto onde destaca a importância e as características do solo”. Nesta videoaula os alunos puderam conhecer melhor as características, a formação do solo, como sua cor, textura, cheiro, a função do solo e a presença de água e nutrientes. Destacando também como a natureza interfere nessa formação, como a ação das chuvas e a mudança das temperaturas, sendo que esse processo da formação do solo é continuo e demora milhares de anos. Também viram como é importante o uso sustentável do solo e como cuidar bem do solo é importante para a sustentabilidade, ou seja, para garantir um futuro melhor para todas as pessoas, plantas e animais. Ao final da videoaula observaram sobre os tipos de solos, onde puderam ver cada um e suas características, destacando o solo fértil onde podemos plantar e colher.

A partir deste tema sobre o uso sustentável do solo, foi proposto a segunda videoaula do projeto Vamos Ler e Brasilcap trazem especial sobre a Sustentabilidade, para enriquecer ainda mais o conhecimento dos alunos. Nesta aula os alunos puderam ver sobre a grande importância da sustentabilidade, que não fica apenas em questões ambientais e sim engloba questões econômicas, políticas, sociais refletindo em ações que refletem no nosso futuro. Os alunos viram que estamos tirando muito da natureza e com isso precisamos cuidar mais dela para que ela não acabe, precisamos ser mais sustentáveis em ações simples do nosso dia a dia. Essa videoaula despertou questionamentos por parte dos alunos em ações realizadas em casa, onde os próprios alunos destacaram ações para serem realizadas com sua família. Como atividade proposta os alunos elaboraram um texto sobre os temas trabalhados nas duas videoaulas agregando informações trazidas de casa e também de pesquisa realizada no Jornal da Manhã, compartilharam com os colegas onde ocorreu um debate entre.

os alunos, onde trouxeram muitos questionamentos, perguntas e dúvidas. Assim a professora regente convidou o Agrônomo Rosel Dos Santos Ferreira para dar uma entrevista aos alunos, neste dia os alunos tiraram todas as dúvidas e realizaram diversas perguntas ocorrendo uma conversa entre os alunos e o Agrônomo. Após essa conversa os alunos foram convidados a sair da sala e irem até o pátio da escola para uma aula prática. Nesta aula o Agrônomo mostrou para os alunos os tipos de solo, falou sobre algumas culturas que ele trabalha, levou para os alunos conhecerem um tipo de tomate e morango cultivado em nossa região, puderam saborear os frutos e também colocaram a mão na terra plantando uma muda de morango e uma de alface, tudo sob a supervisão de Agrônomo. Ao final os alunos receberam um diário de bordo para preencherem durante o cultivo das suas mudas.

Para dar encerramento as atividades sobre o assunto, os alunos foram convidados para participar de uma palestra relacionada a agricultura da nossa cidade, organizada pela Secretaria de Agricultura de Palmeira. Neste dia os alunos participaram da palestra e ao final puderam fazer perguntas a diretora de agricultura de nossa cidade, um momento onde os alunos puderam conhecer e aprofundar mais um pouquinho sobre o solo de nossa região e a agricultura local. Saindo da palestra a proposta feita aos alunos foi a criação de uma horta ou jardim em casa com o auxilio da família, durante o recesso os alunos fizeram suas hortas/ jardins e enviaram fotos para a professora regente. Foi um momento de descanso, mas também de aprendizado, carinho e diversão com a família. E por fim a mensagem que fica de todo o trabalho desenvolvido foi que aprender com atitudes simples podem ajudar a proteger o solo e manter o meio ambiente saudável.





















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História de Palmeira

Comunicação e registros de memória

Cultura local