Bullying: pequenas atitudes que fazem a diferença

Professora Silmara De Sá Ribas, 5° ano, Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos. 13 alunos.


O bullying, o preconceito e a falta de respeito pelas diferenças são atitudes que machucam e afastam as pessoas. Cada indivíduo tem sua forma de ser, pensar e viver, e é justamente essa diversidade que torna o mundo mais rico e interessante. Quando praticamos o respeito, a empatia e a amizade, ajudamos a construir um ambiente mais justo, onde todos podem conviver em paz, sem medo de serem quem realmente são. A partir desta temática tão importante no ambiente escolar foi proposto a videoaula especial em parceria com a Continental que fala sobre a importância da diversidade. Nesta aula, iniciamos com a definição da palavra diversidade, os alunos também se aprofundaram sobre ações que podem ser realizadas para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Quando nossas caracteristicas são respeitadas e valorizadas cada um pode ser e fazer aquilo que deseja, sem julgamentos, e assim todos aprendem com o diferente e evoluem como pessoas melhores, que aprendem com a inclusão e assim tornam a sociedade mais agradável para se viver.

A videoaula despertou muitas discussões entre os alunos, onde cada um pode expor seu ponto de vista. Para expor o assunto para os demais alunos da escola, os alunos confeccionaram cartazes divulgando o assunto e mostrando a sua importância para que todos compreendam como este assunto é de suma importância, como o bullying é algo tão sério que afeta muito as pessoas, o diferente agrega aprendizado para a vida de cada um nos tornado pessoas evoluidas e melhores.

Outra atividade proposta pelos alunos foi entregar flores para as pessoas na festa da primavera da escola, um ato simples que despertou muitos sorrisos das pessoas que receberam aquela flor. E na escola os alunos confeccionaram mensagem e também entregaram para as pessoas da escola, espalhando muito amor e carinho. E nos grupos de WhattsApp os alunos gravaram frases sobre o bullying, a diversidade e como o diferente é importante para que o nosso mundo seja rico.

Para finalizar foi proposto que os alunos criassem uma paródia sobre o bullying, gravaram e a professora enviou em todos os grupos da escola. A ação

teve grande repercussão, pois envolveu não apenas os estudantes, mas também suas famílias, que puderam refletir sobre a importância do respeito e da empatia no dia a dia. Assim, todo o estudo deste tema contribuiu para fortalecer a consciência coletiva, a importância da diversidade e o combate ao bullying, papel de todos e que pequenas atitudes podem transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor, humano e feliz.




















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História de Palmeira

Cooperativismo é prática entre famílias da comunidade do Faxinal

Comunicação e registros de memória