Telejornal na Escola
Professora Silmara de Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal do Campo Professora Leonor Santos.
Os alunos do 5° ano coordenados pela professora regente Silmara, realizaram um trabalho relacionado ao jornal impresso e os telejornais. Como professora procurei um caminho para despertar a curiosidade dos alunos, que desse alternativa para refletir e discutir opiniões entre os alunos, e assim estimulasse neles a vontade de conhecer o mundo, de interrogar, de interpretar e buscar experiencias e nas conversas buscar caminhos para conhecer e produzir conhecimentos em permanente interação e diálogo, ou seja, experimentar novas formas de produzir e construir conhecimentos e não apenas dar acesso a informação.
De inicio foi realizado um estudo com jornais impressos em sala de aula, onde percebi que o jornal pode ser um instrumento para a contextualização e construção do conhecimento, formação de leitores críticos, atentos, questionadores e reflexivos, permitindo o fortalecimento da cidadania. Após os alunos confeccionaram um jornal impresso com notícias da escola e apresentaram para os demais da turma. Como atividade de casa para realizar com a família foi proposto aos alunos que assistissem um telejornal e anotassem as informações mais importantes para debater em sala com a turma. Após a turma foi dividida em três equipes onde cada equipe montou um roteiro de um telejornal da escola, deram um nome e pesquisaram notícias relacionadas a escola para compor o jornal, também realizaram entrevistas com alguns funcionários da escola. Com o roteiro feito, dividiram o que cada um iria fazer e começaram os ensaios, tudo pronto iniciaram as gravações com o auxilio da professora que fez as gravações de acordo com o roteiro realizado de cada equipe e a montagem das cenas de cada jornal.
Realizado a montagem e edição dos telejornais, os alunos puderam assistir na escola e ainda foi enviado no grupo da turma para os familiares também assistirem. Foi uma atividade muito empolgante para os alunos, que adoraram realizar, participaram de forma ativa e criativa na realização. Muitos comentaram que enviaram o jornal para amigos e pessoas conhecidas pois ficaram felizes do que eles produziram.
Com está atividade conclui que existe uma necessidade de se criar na sala de aula um espaço de discussão, reflexão e debate entre os alunos.
Os alunos do 5° ano coordenados pela professora regente Silmara, realizaram um trabalho relacionado ao jornal impresso e os telejornais. Como professora procurei um caminho para despertar a curiosidade dos alunos, que desse alternativa para refletir e discutir opiniões entre os alunos, e assim estimulasse neles a vontade de conhecer o mundo, de interrogar, de interpretar e buscar experiencias e nas conversas buscar caminhos para conhecer e produzir conhecimentos em permanente interação e diálogo, ou seja, experimentar novas formas de produzir e construir conhecimentos e não apenas dar acesso a informação.
De inicio foi realizado um estudo com jornais impressos em sala de aula, onde percebi que o jornal pode ser um instrumento para a contextualização e construção do conhecimento, formação de leitores críticos, atentos, questionadores e reflexivos, permitindo o fortalecimento da cidadania. Após os alunos confeccionaram um jornal impresso com notícias da escola e apresentaram para os demais da turma. Como atividade de casa para realizar com a família foi proposto aos alunos que assistissem um telejornal e anotassem as informações mais importantes para debater em sala com a turma. Após a turma foi dividida em três equipes onde cada equipe montou um roteiro de um telejornal da escola, deram um nome e pesquisaram notícias relacionadas a escola para compor o jornal, também realizaram entrevistas com alguns funcionários da escola. Com o roteiro feito, dividiram o que cada um iria fazer e começaram os ensaios, tudo pronto iniciaram as gravações com o auxilio da professora que fez as gravações de acordo com o roteiro realizado de cada equipe e a montagem das cenas de cada jornal.
Realizado a montagem e edição dos telejornais, os alunos puderam assistir na escola e ainda foi enviado no grupo da turma para os familiares também assistirem. Foi uma atividade muito empolgante para os alunos, que adoraram realizar, participaram de forma ativa e criativa na realização. Muitos comentaram que enviaram o jornal para amigos e pessoas conhecidas pois ficaram felizes do que eles produziram.
Com está atividade conclui que existe uma necessidade de se criar na sala de aula um espaço de discussão, reflexão e debate entre os alunos.
Comentários
Postar um comentário