Imigração no Paraná
Professora Silmara De Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos.
Os alunos do 5° ano juntamente com a professora Silmara e os familiares dos alunos, realizaram atividades sobre a imigração do Paraná. De inicio os alunos assistiram a videoaula do portal aRede “A história da imigração do Paraná”, foi abordado conceitos como a história da imigração, a origem do estado, a composição da população paranaense que se dá por imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, portugueses, holandeses, espanhóis, árabes, argentinos e japoneses. Bem como a importância desses povos para a formação do nosso estado, da nossa cidade de Palmeira e da formação das famílias dos alunos.
Como atividades propostas, primeiramente os alunos realizaram um texto sobre o que mais chamou atenção na videoaula, os alunos elencaram sobre as diferentes composições da população trazendo para a sua família, pois a maioria das famílias dos alunos tem descendência de algum desses imigrantes. Após realizaram uma ilustração de como eles imaginavam o processo de chegada dos imigrantes no Paraná. Também realizaram uma entrevista com um familiar elencando questões referentes as influencias da imigração na formação de sua família e as características culturais de sua cidade. Nas entrevistas foram abordadas questões referentes ao modo de vida, a culinária, a agricultura, como esses povos contribuíram para a formação de suas famílias e a importância dos mesmos. Os alunos gravaram e as entrevistas foram mostradas para os demais em sala de aula, onde foi realizado um debate mostrando a importância desse movimento para a formação do nosso estado do Paraná.
Um tema de suma importância para trazer para a sala de aula, pois contribui para que o aluno entenda a formação de sua história, de sua família e como tal é importante como um todo, inserindo esses alunos na comunidade que fazem parte, criando nestes suas próprias identidades e historicidades. Esta atividade gerou atitudes investigativas, criadas no cotidiano do aluno, dentro de sua casa levando – o a refletir acerca do sentido da realidade social e conhecendo um pouco sobre a sua história e de sua família.
Os alunos do 5° ano juntamente com a professora Silmara e os familiares dos alunos, realizaram atividades sobre a imigração do Paraná. De inicio os alunos assistiram a videoaula do portal aRede “A história da imigração do Paraná”, foi abordado conceitos como a história da imigração, a origem do estado, a composição da população paranaense que se dá por imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, portugueses, holandeses, espanhóis, árabes, argentinos e japoneses. Bem como a importância desses povos para a formação do nosso estado, da nossa cidade de Palmeira e da formação das famílias dos alunos.
Como atividades propostas, primeiramente os alunos realizaram um texto sobre o que mais chamou atenção na videoaula, os alunos elencaram sobre as diferentes composições da população trazendo para a sua família, pois a maioria das famílias dos alunos tem descendência de algum desses imigrantes. Após realizaram uma ilustração de como eles imaginavam o processo de chegada dos imigrantes no Paraná. Também realizaram uma entrevista com um familiar elencando questões referentes as influencias da imigração na formação de sua família e as características culturais de sua cidade. Nas entrevistas foram abordadas questões referentes ao modo de vida, a culinária, a agricultura, como esses povos contribuíram para a formação de suas famílias e a importância dos mesmos. Os alunos gravaram e as entrevistas foram mostradas para os demais em sala de aula, onde foi realizado um debate mostrando a importância desse movimento para a formação do nosso estado do Paraná.
Um tema de suma importância para trazer para a sala de aula, pois contribui para que o aluno entenda a formação de sua história, de sua família e como tal é importante como um todo, inserindo esses alunos na comunidade que fazem parte, criando nestes suas próprias identidades e historicidades. Esta atividade gerou atitudes investigativas, criadas no cotidiano do aluno, dentro de sua casa levando – o a refletir acerca do sentido da realidade social e conhecendo um pouco sobre a sua história e de sua família.
Comentários
Postar um comentário