Sólidos Geométricos
Professora Silmara De Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos
Os alunos do 5° ano, juntamente com sua professora Silmara desenvolveram atividades sobre os sólidos geométricos. O trabalho teve como objetivo propor atividades que auxiliassem os alunos no ensino de forma mais significativa, auxiliando a desenvolver conceitos com ênfase na compreensão. Devido à presença da geometria no dia-a-dia, é necessário promover a construção do conceito de sólidos geométricos e polígonos a partir de um contexto social de maneira que os alunos coloquem em jogo alguns procedimentos, tais como: classificação, reconhecimento dos elementos, nomenclatura e descrição que envolve suas propriedades conduzindo o aluno a compreender e utilizar esses conceitos.
Foram realizadas atividades de fixação no livro didático dos alunos, criaram obras de arte utilizando polígonos, figuras geométricas com barbante e fizeram o nome utilizando barbante para representar os segmentos de reta. Foi contado para os alunos a lenda do Tangram, este um quebra-cabeça de origem chinesa, os alunos confeccionaram o Tangram e montaram lindas figuras e paisagens utilizando as peças. Para encerar o trabalho foi proposto aos alunos e familiares a confecção de uma maquete onde os alunos teriam que utilizar sólidos geométricos, os trabalhos ficaram encantadores com muita criatividade e capricho.
O trabalho realizado teve a intenção de despertar nos alunos o interesse em investigar, testar, realizar e deduzir, criando situações de aprendizagem que permitam a produção dos alunos no estudo dos sólidos e das figuras planas. A pesquisa pode proporcionar experiencias significativas, envolvendo o estudo do tema, a investigação, a criação de hipóteses e a construção da maquete o que completa a aprendizagem dos alunos para um bom raciocínio e desenvolvimento do conteúdo.
O trabalho desenvolvido com os alunos do 5° ano teve a pretensão de incentivar o conhecimento e o gosto pela geometria, fazendo com que os alunos se sentissem envolvidos pelo trabalho e perceber durante o desenvolvimento que a atividade com formas geométricas pode ser agradável.
Os alunos do 5° ano, juntamente com sua professora Silmara desenvolveram atividades sobre os sólidos geométricos. O trabalho teve como objetivo propor atividades que auxiliassem os alunos no ensino de forma mais significativa, auxiliando a desenvolver conceitos com ênfase na compreensão. Devido à presença da geometria no dia-a-dia, é necessário promover a construção do conceito de sólidos geométricos e polígonos a partir de um contexto social de maneira que os alunos coloquem em jogo alguns procedimentos, tais como: classificação, reconhecimento dos elementos, nomenclatura e descrição que envolve suas propriedades conduzindo o aluno a compreender e utilizar esses conceitos.
Foram realizadas atividades de fixação no livro didático dos alunos, criaram obras de arte utilizando polígonos, figuras geométricas com barbante e fizeram o nome utilizando barbante para representar os segmentos de reta. Foi contado para os alunos a lenda do Tangram, este um quebra-cabeça de origem chinesa, os alunos confeccionaram o Tangram e montaram lindas figuras e paisagens utilizando as peças. Para encerar o trabalho foi proposto aos alunos e familiares a confecção de uma maquete onde os alunos teriam que utilizar sólidos geométricos, os trabalhos ficaram encantadores com muita criatividade e capricho.
O trabalho realizado teve a intenção de despertar nos alunos o interesse em investigar, testar, realizar e deduzir, criando situações de aprendizagem que permitam a produção dos alunos no estudo dos sólidos e das figuras planas. A pesquisa pode proporcionar experiencias significativas, envolvendo o estudo do tema, a investigação, a criação de hipóteses e a construção da maquete o que completa a aprendizagem dos alunos para um bom raciocínio e desenvolvimento do conteúdo.
O trabalho desenvolvido com os alunos do 5° ano teve a pretensão de incentivar o conhecimento e o gosto pela geometria, fazendo com que os alunos se sentissem envolvidos pelo trabalho e perceber durante o desenvolvimento que a atividade com formas geométricas pode ser agradável.
Comentários
Postar um comentário