Com receitas.... É gostoso aprender!

Professsora Silmara De Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos.

Os alunos do 5° ano juntamente com a professora regente Silmara, trabalharam o gênero receita, a partir de textos instrucionais os alunos realizaram a leitura e compreensão, reconheceram um texto identificando sua finalidade e localizando informações. De início foi realizado em sala de aula a produção da receita do ano de cada aluno, onde os mesmos realizaram uma receita com tudo que eles desejavam para o ano de 2023, não esquecendo nenhuma informação que compõem uma receita.

Como atividade proposta os alunos teriam que realizar uma pesquisa com a família sobre os pratos típicos e trazer a receita para compartilhar com a turma. Após a apresentação das receitas e histórias relatadas pelas famílias foi realizado uma pesquisa na escola sobre quais receitas os alunos preferiam e esses dados foram colocados em gráficos produzidos pelos alunos e expostos para todos visualizarem os resultados.

Ao final a receita escolhida foi realizada pelos alunos em sala de aula, onde separaram os ingredientes, trabalharam as medidas e realizaram de acordo com o modo de preparo. Ao finalizar a receita com a ajuda da professora, todos se deliciaram com um bolo delicioso do 5° ano.

Para que o aluno se torne participante integrante da comunidade é preciso que a escola crie situações do cotidiano, explorando as possibilidades e potencialidades existentes em cada um. É preciso investir levando-os a compreender o mundo a sua volta. Com prazer é possível buscar o comprometimento, habilidades para gerar ação e competência para agir.

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala se torne a tua prática” (Paulo Freire). É neste propósito que as atividades propostas viabilizam a construção de um campo de possibilidades ricas e diversificadas de interação entre as crianças, propiciando um planejamento participativo, responsável, marcado pelo diálogo e prazer.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Central da Copa

Sólidos Geométricos

Valorizando Práticas Sustentáveis