Cantinho da Leitura

Professsora Silmara De Sá Ribas, 5° ano, Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos


Durante o decorrer do ano serão desenvolvidas atividades direcionadas ao incentivo da leitura e escrita com os alunos do 5° ano. Dando início as atividades foi construído em sala de aula o “Cantinho da Leitura”, onde há um espaço para as obras literárias de diversos gêneros (clássicos, gibis, receitas, poesias, contos etc...), sendo remanejadas a cada 15 dias. Neste espaço os alunos pegam um livro para ler individualmente, em duplas ou grupos no final da aula ou em horários definidos pela professora. Sempre há muita empolgação para esse momento, sinto que os alunos buscam nos livros momentos divertidos, prazerosos e muito conhecimento através da leitura, pois há muito diálogo e trocas de experiências entre os mesmos, os levando a compreenderem melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, mostrando a eles um horizonte totalmente novo.

Uma atividade realizada foi a partir do livro “Diário de um banana” do autor Jeff Kinney, os alunos ficaram encantados com a leitura de partes do livro e a forma como o autor conta a história de Greg e seus relatos no seu diário de forma humorística. Foi proposto aos alunos a confecção de um diário, a turma foi dividida em duplas para confecção, cada dupla confeccionou de maneiras diferentes e apresentou para a turma, enriquecendo ainda mais o vocabulário dos alunos e construindo o hábito de ouvir histórias criadas por seus colegas de sala.

Durante o ano também haverá empréstimos de livros, onde os alunos estarão levando para casa livros para realizar com a família a leitura, e trazendo para a sala o que acharam da leitura feita, a troca de experiencias é enriquecedora para o crescimento dos alunos. Teremos também rodas de leituras, produções, desenhos, colagens e a confecção de um livro de contos e muita diversão e criatividade por parte dos alunos.

Na sexta-feira dia 24 de março os alunos foram conhecer a Biblioteca Municipal da nossa cidade, eles ficaram encantados com o lugar e puderam manusear diversas obras literárias, inclusive outros volumes da obra “ Diário de um banana”. Podemos ver que a leitura e a escrita são hoje um dos maiores

desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado. É preciso resgatar o valor da leitura, levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem, proporcionando aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto e o amor aos livros e estimular o hábito de leitura.

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”. (Mario Quintana)










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Central da Copa

Valorizando Práticas Sustentáveis

Comunicação e registros de memória