Mobilidade urbana e qualidade de vida

Professora Silmara De Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos.

A professora regente Silmara iniciou a aula com uma pergunta para os alunos “Como vocês vêm para a escola?”, os alunos então relataram que alguns vem de carro, a pé e de ônibus para a escola. Cada um relatou um pouquinho sobre sua vivencia diária até chegar na escola. A partir das indagações dos alunos a professora regente explicou que este assunto está ligado a mobilidade urbana, onde seria o jeito como as pessoas se deslocam, seja a pé, de bicicleta, de ônibus, de carro ou até de moto. Este tema é importante porque ajuda as pessoas a chegarem ao seu destino, quando a mobilidade funciona, tudo fica mais organizado, com menos trânsito e mais qualidade de vida. Assim ao pensar em meios de transporte que sejam seguros, rápidos e acessíveis para todos é um desafio que precisa de atenção.

Os alunos assistiram a Videoaula do Vamos Ler e VCG onde apresentam a importância da mobilidade urbana, o assunto foi discutido por todos, onde puderam analisar os desafios e os caminhos para melhorar a mobilidade urbana e assim todas as pessoas terem uma qualidade de vida melhor. Também puderam ver como é importante o transporte público para o meio ambiente e para que a mobilidade seja organizada em cidades grandes e pequenas. Os alunos discutiram bastante sobre o tema, relatando questões do dia a dia e também de quando eles com suas famílias se dirigem até a cidade mais perto, relatando situações que já aconteceram envolvendo questões relacionadas ao tema.

Dando continuidade, foi proposto aos alunos que elaborassem um texto sobre os impactos ambientais dos meios de transporte, está atividade foi elaborada juntamente com a família onde puderam discutir sobre o assunto e cada aluno fez um texto com a opinião da família e pode expor para os demais alunos em sala de aula, gerando trocas entre os alunos.

Como a maioria dos alunos utiliza o ônibus para vir até a escola, a atividade proposta foi elaborar um mapa simples mostrando o trajeto da casa até a escola, este conteúdo foi trabalhado em Matemática pois engloba sobre localização e coordenadas cartesianas em malha quadriculada. Também foi proposto no componente de Arte que confeccionassem cartazes em forma reduzida

utilizando colagem, mostrando como é uma mobilidade consciente e também alertando os demais alunos sobre a importância deste assunto para todas as pessoas. Também montaram maquetes representando uma cidade com ruas, meios de transporte organizados para as pessoas viverem bem com qualidade de vida. Estes trabalhos foram expostos e compartilhados com as demais turmas, para que todos percebam que a mobilidade faz parte da vida de todos nós, pois todos precisam se deslocar todos os dias para diferentes lugares.

Para encerrar a temática os alunos entrevistaram o motorista do ônibus da escola, este relatou sua rotina todos os dias, a parte mais difícil de dirigir um ônibus com muitas crianças, os cuidados que ele tem com relação a segurança de todos e ainda respondeu sobre o uso do ônibus e a poluição e a importância das crianças irem juntas de ônibus em vez de irem de carro.

Quando os lugares oferecem transportes de qualidade, ruas bem organizadas e opções seguras, a vida das pessoas melhoram. Por isso, é importante que todos, desde os governantes até os cidadãos, colaborem para que o trânsito seja mais justo, sustentável e acessível, garantindo uma cidade melhor para viver.


































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História de Palmeira

Cooperativismo é prática entre famílias da comunidade do Faxinal

Comunicação e registros de memória