Descobrindo como a alimentação saudável é importante para nosso corpo e nossa mente

Professora Silmara De Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal do Campo Professora Leonor Santos.

A professora regente Silmara De Sá Ribas observando entre os alunos sobre a temática da alimentação saudável, viu a necessidade de estar trabalhando este tema. De inicío indagou os alunos a pensarem sobre como o que comemos pode influenciar nosso corpo e nossa mente e como a alimentação saudável é um dos pilares para uma vida equilibrada, cheia de energia e prevenção de doenças.

A partir desta conversa inicial foi proposto a videoaula do projeto “ Vamos Ler e Unimed PG falam sobre alimentação saudável”, nesta os alunos compreenderam o conceito de alimentação e saudável, os beneficios que uma alimentação saudável trás para nossa saúde, destacando que um prato bem colorido trás os nutrientes necessários para nossa saúde. Também puderam relembrar sobre a piramide alimentar, sua divisão e a importância de cada item para nossa saúde. Também ficaram sabendo que alguns alimentos devem ser usados moderadamente no nosso dia a dia, como o sal e o açucar. E que não devemos substituir um prato de alimento ( feijão, arroz, carne, salada) por uma bolacha, outro ponto que os alunos descobriram que a cor das frutas influencia nos nutrientes, cores diferentes trazem nutrientes diferentes.

Para dar continuidade ao assunto foi proposta a videoaula “Alimentação saudável: como escolher bem o que comemos reflete na nossa saúde”, nesta pode-se ver como podemos adotar uma alimentação saudável, como as pessoas estão deixando de lado o preparo de suas refeições e trocando por alimentos ultraprocessados, devido a correria do dia a dia. As pessoas precisam trocar seus hábitos, por aqueles mais saudáveis, lembrando que o melhor prato é aquele feito em casa, possuindo uma divisão entre grãos, verduras, proteínas e frutas e também da importância da ingestão da água e da prática de exercicios fisícos assim resultando em um organismo saudável.

A partir das videoaulas os alunos discutiram suas impressões, deram suas opiniões e trocaram ideias em sala de aula. A professora propôs aos alunos que elaborassem um artigo de opinião expondo seu ponto de vista sobre o tema estudado, utilizando argumentos para justificar sua opinião. Também confeccionar um prato saudável utilizando papelão, alimentos colados, recortes lembrando da divisão mostrada na videoaula.

O tema repercutiu com os alunos que demonstraram interesse em conhecer um pouco sobre como funciona a alimentação na escola. Então de inicío elaboraram perguntas para serem feitas para a merendeira Arilda responder e sanar algumas dúvidas e curiosidades, nesta entrevista eles descobriram que por trás da merenda da escola existe uma nutricionista, foi então que surgiu a ideia de conversar com ela mas como ela não poderia estar indo até a escola os alunos elaboraram as questões e gravaram as perguntas para serem enviadas até ela para responder, onde a nutricionista Paola respondeu as questões também gravando em vídeo. Uma troca muito enriquecedora para os alunos, que trouxe muitas informações e conhecimento.

Após todo o estudo, pesquisa, conversas e videoaulas, os alunos, em equipes, criaram cartazes sobre o tema e espalharam pela escola, realizando uma campanha de conscientização para os colegas sobre a importância de uma alimentação saudável e da merenda escolar. Dessa forma, os demais alunos também puderam se aprofundar no assunto e adquirir mais conhecimento sobre uma alimentação equilibrada, contribuindo para a promoção de hábitos mais saudáveis na escola.

Por fim, para encerrar o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de preparar um sanduíche natural junto com a professora regente, reforçando a importância de uma alimentação saudável para o bem-estar e a saúde de todos.























































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História de Palmeira

Cooperativismo é prática entre famílias da comunidade do Faxinal

Comunicação e registros de memória