Projeto Bullying e emoções

Professora Silmara De Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos.

Os casos de bullying e violência têm se tornado cada vez mais comuns na realidade escolar e a educação socioemocional pode ser uma grande aliada na prevenção desse cenário. A partir deste assunto os alunos do 5° ano coordenados pela professora regente Silmara De Sá Ribas trabalharam o assunto em sala de aula através de vídeos, confecção de cartazes, conversas e gravação de vídeos falando sobre o assunto. Os vídeos foram gravados diariamente com os alunos e os mesmos foram postados em todos os grupos da escola, para todos os alunos e familiares.

Nossa proposta com este projeto é construir espaços seguros para falar sobre sentimentos dentro da escola e desenvolver as competências socioemocionais dos alunos da Educação Infantil ao Fundamental. A empatia, a colaboração e a comunicação são essenciais para a criação de uma convivência mais inclusiva e respeitosa. Contribuímos assim, para o fortalecimento de um clima escolar positivo, onde todos se sintam pertencentes, seguros e acolhidos.

A confecção dos vídeos foi feita pelos próprios alunos, onde apenas a edição feita pela professora. Cada vídeo teve um intuito como, falar sobre a prática do bullying, o que não deve ser feito, frases, encenação de teatro, fala sobre as emoções, poema e um recado final para todos sobre a importância desse assunto ser tratado além dos muros da escola. No final foi realizado na escola para todos os responsáveis e alunos apresentação, exposição de trabalhos dos alunos e uma palestra com uma psicóloga e uma fonoaudióloga com o tema “O que esperar em cada idade”.

Este projeto ampliou nas crianças o conhecimento a respeito de si mesmo e dos outros, bem como a capacidade de identificar os seus próprios sentimentos, emoções e ações, visto que esta habilidade é importante não só para que a criança possa se conectar consigo mesma, mas também porque permite que compreenda que suas ações tem consequências positivas ou negativas, tanto para elas quanto para os demais.

A educação emocional deve ser trabalhada em sala de aula e com toda comunidade escolar, pois com acesso a esse tipo de educação podemos começar a não apenas transformar a vida escolar dos alunos, mas todo o percurso e fases da vida, orientando como enfrentar as adversidades, sem com

que elas os abale tanto, ao ponto deles próprios aprenderem a identificar e a gerir suas próprias emoções, desenvolvendo uma saúde emocional, combatendo doenças emocionais como a depressão, tão falada nos dias atuais.

Educar os alunos para desenvolverem a sensibilidade e o controle de suas emoções, é contribuir com a sociedade na perspectiva de formar pessoas muito mais claras e resolvidas consigo mesmo, e com a sociedade em que vivem. É poder olhar pra agressões como o bullying e não permitir que abale seu psicológico, sua autoestima, servindo como combustível no combate ao mesmo.

Sabemos que o bullying deve ser combatido e não pode ser aceito de forma alguma em nenhum espaço social, principalmente nas instituições escolares, pois a escola deve ser um lugar aconchegante e atrativo, deve ser um ambiente saudável e favorável para a aprendizagem.





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