Sólidos geométricos
Professora Silmara De Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos.
O estudo acerca dos sólidos geométricos perpassa vários anos da vida dos estudantes, e instigar o estudante a buscar por meio da confecção, demonstrando de forma prática as diversas fases na construção do aprendizado significativo, buscando provocar interesse nos alunos para que estes deem continuidade nos próximos anos e assim mostrando sua relevância para os conteúdos trabalhados.
Primeiramente, foi realizado um estudo teórico acerca do tema, onde os alunos se aprofundaram sobre alguns conceitos, identificação de alguns sólidos, diferenciando poliedros e corpos redondos, identificando suas faces, arestas e vértices. Passando para atividades práticas, onde de inicio foi solicitado aos alunos que trouxessem de casa objetos que lembrassem sólidos para montar um painel para ficar em sala de aula, alguns dos objetos foram caixas diversas, de diferentes tamanhos, rolinhos de papel, dentro outros. Após a confecção do painel foi realizado a construção de sólidos com dobraduras e sua identificação. Por fim, os alunos confeccionaram alguns sólidos utilizando palitos e balas de goma, identificaram os mesmos montando uma tabela com o número de faces, arestas e vértices. Ao final da atividade os alunos se deliciaram com as balas de goma.
O desempenho e participação dos alunos foi excelente, o envolvimento dos alunos foi muito gratificante, uma vez que o conteúdo trabalhado dentro da sala de aula se expandiu e os alunos levaram para suas casas, comentando como era divertido aprender, e ainda manifestando o desejo de aulas como esta onde a prática e a dinâmica podem se associar com o cotidiano.
O principal objetivo é incentivar a busca pelo conhecimento, o gosto pela Geometria, fazendo com que os alunos se envolvam pelo estudo e percebam durante o desenvolvimento que a atividade com os sólidos geométricos pode ser agradável e que tudo que se aprende dentro da escola é aproveitável fora dela, e a educação não se dá apenas pelo estudo em sala de aula mas também por experiências vivenciadas fora dos muros, é preciso aproximar o aluno a sua realidade e assim tornar a aprendizagem atrativa, prazerosa e assim facilitar a compreensão do aprendizado.
O estudo acerca dos sólidos geométricos perpassa vários anos da vida dos estudantes, e instigar o estudante a buscar por meio da confecção, demonstrando de forma prática as diversas fases na construção do aprendizado significativo, buscando provocar interesse nos alunos para que estes deem continuidade nos próximos anos e assim mostrando sua relevância para os conteúdos trabalhados.
Primeiramente, foi realizado um estudo teórico acerca do tema, onde os alunos se aprofundaram sobre alguns conceitos, identificação de alguns sólidos, diferenciando poliedros e corpos redondos, identificando suas faces, arestas e vértices. Passando para atividades práticas, onde de inicio foi solicitado aos alunos que trouxessem de casa objetos que lembrassem sólidos para montar um painel para ficar em sala de aula, alguns dos objetos foram caixas diversas, de diferentes tamanhos, rolinhos de papel, dentro outros. Após a confecção do painel foi realizado a construção de sólidos com dobraduras e sua identificação. Por fim, os alunos confeccionaram alguns sólidos utilizando palitos e balas de goma, identificaram os mesmos montando uma tabela com o número de faces, arestas e vértices. Ao final da atividade os alunos se deliciaram com as balas de goma.
O desempenho e participação dos alunos foi excelente, o envolvimento dos alunos foi muito gratificante, uma vez que o conteúdo trabalhado dentro da sala de aula se expandiu e os alunos levaram para suas casas, comentando como era divertido aprender, e ainda manifestando o desejo de aulas como esta onde a prática e a dinâmica podem se associar com o cotidiano.
O principal objetivo é incentivar a busca pelo conhecimento, o gosto pela Geometria, fazendo com que os alunos se envolvam pelo estudo e percebam durante o desenvolvimento que a atividade com os sólidos geométricos pode ser agradável e que tudo que se aprende dentro da escola é aproveitável fora dela, e a educação não se dá apenas pelo estudo em sala de aula mas também por experiências vivenciadas fora dos muros, é preciso aproximar o aluno a sua realidade e assim tornar a aprendizagem atrativa, prazerosa e assim facilitar a compreensão do aprendizado.
Comentários
Postar um comentário