Educação Financeira

Professora Silmara De Sá Ribas, 5° ano, Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos.

Durante o decorrer do ano letivo a Educação financeira esteve presente no contexto das aulas de Matemática do 5° ano, tendo como princípio ensinar as crianças a gerenciar as finanças e estabelecer metas a curto e longo prazo e assim auxiliá-las na preparação para o futuro. A educação financeira também pode ajudar no desenvolvimento de habilidades comuns e específicas, melhorar o senso de responsabilidade e fomentar o pensamento crítico.

A partir da vídeo aula do portal aRede “ Educação financeira: tema deve ser abordado desde os primeiros anos de via”, pode-se observar juntamente com os alunos a importância de planejar e administrar nosso dinheiro de forma consciente para não ter problemas no futuro. Conscientizar sobre a importância do planejamento, para que o cidadão possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo.

Como atividade foram desenvolvidas algumas dinâmicas com os alunos, uma delas sobre “Simular um orçamento familiar”, onde cada equipe tinha um salário e teria que fazer seu orçamento em cima do mesmo. Também foi realizada a dinâmica “Como agir e poupar”, onde a professora falava uma situação e as equipes teriam que dar soluções cabíveis utilizando a educação financeira de forma adequada.

Para finalizar os alunos realizaram uma planilha de gastos, preço de venda e decisão de produção a partir da confecção de um docinho de leite, onde simularam que fariam uma feira e seria vendido esse doce para a comunidade escolar. Definiram preço de venda, realizaram pesquisas sobre os preços dos produtos, calcularam os lucros, gastos tudo fixado em uma planilha onde cada equipe apresentou para os demais colegas seus resultados. Após realizadas as conclusões os alunos puderam confeccionar a receita do docinho e levar para saborear com seus familiares.

Segundo a BNCC a educação financeira é abordada como um tema contemporâneo, entre tantos outros, que impactam as pessoas como um todo. Onde essas crianças saberão guardar, gastar com responsabilidade e ser financeiramente independentes, podendo levar os conhecimentos adquiridos para dentro de suas casas, compartilhando com seus familiares e assim ajudando a auxilia-los.


























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Central da Copa

Comunicação e registros de memória

Valorizando Práticas Sustentáveis