Passaporte da leitura

Professsora Silmara De Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos

Considerando as necessidades de leitura presentes em nosso mundo, o desenvolvimento de competências e habilidades referentes à leitura se faz necessário à vida cotidiana. Além de que estudos já comprovaram que a leitura ajuda a dormir melhor, reduz o estresse, encoraja a busca por conquistas, aumenta a capacidade de sentir empatia, amplia o vocabulário, previne doenças, melhora o funcionamento do cérebro e da memória, aperfeiçoa a capacidade de escrita, aprimora o conhecimento geral, melhora o foco e a concentração, estimula a criatividade e ainda incita o senso crítico.

Sabendo de todos esses benefícios a professora regente do 5° ano Silmara, juntamente com a pedagoga Claudete e as professoras do 3° e 4° ano desenvolveram o projeto “ Viajando no Mundo da Leitura”, sendo uma atividade para auxiliar e formar alunos que sentem prazer na leitura.

Foram realizadas atividades diversas como leituras feitas pelas professoras, compartilhadas, coletivas, individuais ou dirigidas; rodas de conversas, leituras de diversos gêneros, valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento e empréstimos de livros. Para realizar os registros de uma forma prazerosa, onde despertasse nos alunos o prazer pela leitura, foi confeccionado passaportes da leitura com os dados dos alunos, foto e espaço para toda vez que o aluno realizar a leitura do livro ele irá realizar os registros no seu passaporte, consequentemente até o fim do projeto.

As práticas de produção textual e leitura têm como finalidade a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores, visto que a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de referências modalizadoras. A leitura nos fornece dados para a escrita: o que escrever. Por outro ela contribui para: como escrever. Para se formar escritores é preciso oferecer um amplo repertório, que lhes permita recriar e criar.

É importante que nunca se perca de vista que não há como criar do nada: é preciso ter boas referências. Por isso, formar bons escritores depende não só de uma prática continuada de produção de textos, mas de uma prática constante de leitura.









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