Passaporte da leitura
Professsora Silmara De Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos
Considerando as necessidades de leitura presentes em nosso mundo, o desenvolvimento de competências e habilidades referentes à leitura se faz necessário à vida cotidiana. Além de que estudos já comprovaram que a leitura ajuda a dormir melhor, reduz o estresse, encoraja a busca por conquistas, aumenta a capacidade de sentir empatia, amplia o vocabulário, previne doenças, melhora o funcionamento do cérebro e da memória, aperfeiçoa a capacidade de escrita, aprimora o conhecimento geral, melhora o foco e a concentração, estimula a criatividade e ainda incita o senso crítico.
Sabendo de todos esses benefícios a professora regente do 5° ano Silmara, juntamente com a pedagoga Claudete e as professoras do 3° e 4° ano desenvolveram o projeto “ Viajando no Mundo da Leitura”, sendo uma atividade para auxiliar e formar alunos que sentem prazer na leitura.
Foram realizadas atividades diversas como leituras feitas pelas professoras, compartilhadas, coletivas, individuais ou dirigidas; rodas de conversas, leituras de diversos gêneros, valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento e empréstimos de livros. Para realizar os registros de uma forma prazerosa, onde despertasse nos alunos o prazer pela leitura, foi confeccionado passaportes da leitura com os dados dos alunos, foto e espaço para toda vez que o aluno realizar a leitura do livro ele irá realizar os registros no seu passaporte, consequentemente até o fim do projeto.
As práticas de produção textual e leitura têm como finalidade a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores, visto que a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de referências modalizadoras. A leitura nos fornece dados para a escrita: o que escrever. Por outro ela contribui para: como escrever. Para se formar escritores é preciso oferecer um amplo repertório, que lhes permita recriar e criar.
É importante que nunca se perca de vista que não há como criar do nada: é preciso ter boas referências. Por isso, formar bons escritores depende não só de uma prática continuada de produção de textos, mas de uma prática constante de leitura.
Considerando as necessidades de leitura presentes em nosso mundo, o desenvolvimento de competências e habilidades referentes à leitura se faz necessário à vida cotidiana. Além de que estudos já comprovaram que a leitura ajuda a dormir melhor, reduz o estresse, encoraja a busca por conquistas, aumenta a capacidade de sentir empatia, amplia o vocabulário, previne doenças, melhora o funcionamento do cérebro e da memória, aperfeiçoa a capacidade de escrita, aprimora o conhecimento geral, melhora o foco e a concentração, estimula a criatividade e ainda incita o senso crítico.
Sabendo de todos esses benefícios a professora regente do 5° ano Silmara, juntamente com a pedagoga Claudete e as professoras do 3° e 4° ano desenvolveram o projeto “ Viajando no Mundo da Leitura”, sendo uma atividade para auxiliar e formar alunos que sentem prazer na leitura.
Foram realizadas atividades diversas como leituras feitas pelas professoras, compartilhadas, coletivas, individuais ou dirigidas; rodas de conversas, leituras de diversos gêneros, valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento e empréstimos de livros. Para realizar os registros de uma forma prazerosa, onde despertasse nos alunos o prazer pela leitura, foi confeccionado passaportes da leitura com os dados dos alunos, foto e espaço para toda vez que o aluno realizar a leitura do livro ele irá realizar os registros no seu passaporte, consequentemente até o fim do projeto.
As práticas de produção textual e leitura têm como finalidade a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores, visto que a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de referências modalizadoras. A leitura nos fornece dados para a escrita: o que escrever. Por outro ela contribui para: como escrever. Para se formar escritores é preciso oferecer um amplo repertório, que lhes permita recriar e criar.
É importante que nunca se perca de vista que não há como criar do nada: é preciso ter boas referências. Por isso, formar bons escritores depende não só de uma prática continuada de produção de textos, mas de uma prática constante de leitura.
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