Diversidade

Professora Silmara De Sá Ribas, 5° ano. Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos.

Os alunos do 5° ano desenvolveram atividades referentes ao tema “ Diversidade: ser diferente é bom”. O ponto inicial foi a videoaula do portal aRede em parceria com a continental, “A importância da diversidade”. Onde os alunos conheceram alguns conceitos acerca do tema. A partir da videoaula foi proposto aos alunos uma roda de conversa, debatendo sobre o tema e proporcionando momentos de reflexão através do diálogo, explicando sobre a diversidade na sociedade, o ser diferente como pessoas mas iguais como cidadãos, a importância de se conhecer e saber o limite dos outros.

Foi realizado uma dinâmica com bexigas, onde cada um enchia sua bexiga, a professora perguntou se todas as bexigas estavam iguais, e os alunos questionaram que não, pois cada uma estava de um tamanho, foi onde a professora então questionou se todas eram bexigas, mesmo sendo de tamanhos diferentes e todos concordaram que sim. Assim, concluíram que mesmo as pessoas sendo diferentes todas são iguais como cidadãos.

A partir da dinâmica, os alunos trocaram as bexigas e cada uma continha uma palavra relacionada ao tema, foi formado duplas onde cada uma teria que confeccionar um cartaz utilizando as duas palavras do balão, incentivando a prática do respeito ao próximo, as diferenças e a igualdade.

No final cada dupla apresentou seu trabalho para os demais e foi exposto na sala de aula. Para encerrar as atividades os alunos levaram o tema para casa, onde conversaram e debateram com a família, transcrevendo suas ideias e impressões em forma de texto, apresentando para os demais colegas.

Trabalhar esse tema em sala de aula tem como objetivo instigar e criar no aluno o conceito de RESPEITO ao diferente, reconhecendo- se como individuo com direitos e deveres na nossa sociedade.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Central da Copa

Sólidos Geométricos

Valorizando Práticas Sustentáveis